NOGUEIRA, Maria Alice. Bordieu e a educação, 2 Ed Belo Horizonte:Autêntica2006, PP 82-101
O ponto de partida aqui é mostrar por meio de uma pesquisa bibliográfica que é por intermédio da escola que acontece a reprodução das desigualdades sociais. O raciocínio bourdeusiano se aproxima de uma concepção antropológica de cultura. A escola por sua vez privilegia sem escrúpulo nenhum quem já é privilegiado. A escola não aceita como cultura legítima aquelas que, por sua vez não tem. Domínio de Habilidades, Referências Culturais e Lingüistas. Bourdieu ressalta ainda que, nas camadas dominadas a violência simbólica dentro da escola é o que, mais acontece segundo ele à sociedade produz e a escola reproduz essa violência, fazendo com que sempre haja os dois lados: classe dominante e classe dominada. Sendo assim, Bourdieu acredita que, para resolver este problema seria necessário tornar a Pedagogia racional e universal, não mais considerando apenas o que cada indivíduo herdou de suas famílias e sim, o que cada pessoa é independentemente de qualquer coisa.
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